sexta-feira, 17 de abril de 2009

James Dean and litelle bastard







James Byron Dean nasceu em Marion (Indiana) e morreu num acidente de carro que interrompeu sua carreira no auge e o transformou num mito. Filho de um dentista, perdeu a mãe aos sete anos. Cresceu num rancho do Iowa e após concluir o secundário foi para Los Angeles, onde estudou no Santa Monica Junior College e na UCLA.Como actor, integrou o grupo de teatro de James Whitmore (veterano que reapareceu em "Um Sonho de Liberdade", como o bibliotecário da penitenciária Shawshank) e fez pontas em quatro filmes, entre eles "Baionetas Caladas" (1951), de Samuel Fuller, e "Sinfonia Prateada" (1952), de Douglas Sirk. Foi em Nova York, no entanto, que sua carreira arrancou: assistiu a aulas no lendário Actors Studio, fez pontas na TV e duas peças na Broadway. A segunda, "The Immoralist" (1954), que lhe valeu um teste na Warner.Pouco tempo depois, já era um ídolo em todo o país. Brilhou nos filmes: "Juventude Transviada" (1955), "Vidas Amargas" (1955) e "Assim Caminha a Humanidade" (1956). Os dois últimos lhe renderam indicações póstumas ao Oscar de melhor actor. Em 30 de Setembro de 1955 ao conduzir o seu Porsche spider ( Litelle Bastard) em direcção a Salinas, onde participaria de uma corrida, sofreu um acidente fatal que lhe roubou a vida. Inúmeros livros e filmes - como "O Espírito de James Dean" (1978), de James Bridges, e "James Dean, o Mito Sobrevive" (1982), de Robert Altman - dedicaram-se nas últimas décadas a analisar a personalidade do ator e o impacto de sua morte sobre milhões de fãs.


Lançado em 1952 no Paris Motor Show, o 550 possuía dois lugares, carroçaria aberta de alumínio, cobrindo um chassis tubular com motor central, e motor de 1,5 litros, refrigerado à ar boxer, tudo isso em apenas 550 kg.
Embora dois carros tenham sido produzidos com um motor OHV Volkswagen modificado, o motor "Type 547" da Porsche (desenhado por Dr. Ernst Fuhrmann) foi o padrão para todos os 550s. O motor Fuhrmann era muito avançado para sua época, com quatro comandos de válvulas.
Embora a Porsche já viesse competindo com o 356 por muitos anos, o 550 se diferenciava-se por ser o primeiro modelo da fábrica desenhado para este propósito. A fábrica promoveu o 550 com muito êxito no circuito internacional, valendo-se principalmente do sucesso nas 24 horas de Le Mans de 1954, onde venceu na sua categoria.
Mais tarde naquele ano a Porsche começou a produção de uma série de carros para o consumidor final, construindo 90 unidades antes de substituir co carro pela versão 550A em 1956.
O 550A apresentava várias melhorias sobre o modelo original, incluindo um chassis reforçado, a última versão do motor Fuhrmann, combinado com uma transmissão de cinco velocidades, e uma suspensão traseira multi-link.
Para não fugir à regra existe um modelo para slot, trata-se do modelo da marca hispanica - Ninco.

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