sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

GT 40 Road car & Ford GT 40 MKII


O Ford GT 40 aparece com a finalidade de ganhar as 24h de LeMans e bater os carros da mítica marca Ferrari que impunham o seu domínio na famosa corrida de resistência.
Após a tentativa de compra da Ferrari pela Ford as negociações foram infrutíferas tendo as mesmas fracassado, assim em 1963, começou a construção de um novo modelo de carro de corridas especialmente destinado a correr em provas de resistência e bater os carros da marca italiana.
Nasce assim o Ford GT 40 um dos mais belos carros de corrida construídos até aos dias de hoje.
Começou assim em Inglaterra o projecto Ford GT sob a supervisão de John Wyer .
Inspirado no Lola Mk 6 surgiu um o protótipo com linhas elegantes e simultaneamente agressivas e uma carroçaria muito baixa para fazer face aos regulamentos impostos na época e sendo a altura máxima de 40 polegadas (1,02m), tendo assim surgido o modelo GT 40 devido à sua altura.
Em 1964, surge pela primeira vez o Ford GT 40, nos 1000Km de Nürburgring, tendo uma prestação muito aquém das expectativas para o super carro da Ford.
Surge então na temporada seguinte uma versão mais competitiva e fiável do antigo MKI o Ford GT 40 MKII com um motor mais potente conseguindo assim atingir os objectivos para qual foi construído, bater as máquinas Italianas da Ferrari, pois a vitória nas 24h00 de Le Mans pertenceu-lhe durante quatro anos consecutivos.






Na edição de 1969, venceu não só um GT40 como o mesmo carro que havia vencido no ano anterior! Nesta edição houve também uma vitória foi decidida apenas nos últimos metros da corrida, tendo a mesma permanecido como um facto inigualável na história do automobilismo bem como na memória de todos os fãs deste fantástico carro.






Sem comentários: