sábado, 27 de dezembro de 2008

Lancia Beta Montecarlo Turbo

Em 1976, foi criada a classe Grupo 5 que foi completamente dominada pelo Porsche 935 que não tinha adversários para competir ao seu nível não tendo enfrentado sérios problemas de concorrência.
Mas tudo isso ia mudar em meados de 1979 com o aparecimento de um novo carro no Grupo 5 o Lancia Beta Monte Carlo Turbo.
Este carro baseava-se no carro de série que foi apresentado em 1975.
Os dois modelos eram bastante diferentes apenas foi mantida a estrutura geral do bloco do motor, tendo a parte mecânica ficado sobre responsabilidade do perito em corridas Abarth e a parte de aerodinâmica e design para Pininfarina.
O resultado final foi brilhante, os painéis desenvolvidos por Pininfarina com a ajuda dos túneis de vento, formaram um contraste muito elegante e ao mesmo tempo bastante eficaz nas pistas graças também ao chassi dallara e a uma suspensão McPherson.
O grande sucesso deste carro foi a montagem do motor ao centro transversalmente e o conjunto da suspensão traseira. Os engenheiros da Abarth construíram uma cabeça de motor nova com 16 Válvulas ao qual era acoplado um massivo KKK- Turbo, com apenas um motor de 1425 cc, com as alterações efectuadas no bloco, ficou equivalente a um motor de 2,0 litros aliado ainda ao seu peso reduzido (780Kg) e aos 400 cv debitados que mais tarde iria passar para os 473Cv, o Lancia beta Montecarlo Turbo alcançava os 100 Km/h em apenas 3.6s e tendo como velocidade máxima os 270 Km/h.
O Lancia Beta Monte Carlo foi apresentado em Dezembro de 1978, só fazendo a sua estreia em competição em Junho do próximo ano, durante a prova de Silverstone do Campeonato Mundial. Um único carro foi inscrito tendo sido pilotado por Ricardo Patrese e Walter Röhrl.

O novo Lancia mostrou-se bastante competitivo, mas mesmo assim ainda não estava ao nível dos carros da Porsche.
Embora tenha tentado lutar por fazer uma boa prova, esta apenas serviu para aperfeiçoar o carro e eliminar algumas anomalias.
Assim que os primeiros bugs foram eliminados, o Beta Monte Carlo facilmente começou a dominar a classe 2-litros, tendo obtido vitórias importantes em Pergusa e Brands Hatch terminando assim em segundo lugar no campeonato.
O Lancia dominava absolutamente a sua classe, pontuando dez vitórias de um possível onze na sua classe.
Importantes foram ainda as vitórias em Brands Hatch, Mugello e Watkins Glen contra os Porsches. Em 1981 repetiu-se a façanha com o Lancia novamente ganhar o campeonato de 2-litros outra vitória definitiva contra os 935s da Porsche.
Incentivado pelo desempenho dos "dois-litro» Beta Monte Carlo, Abarth desenvolveu um motor de maiores dimensões para 1981 no sentido de destronar os Porsche.
O novo motor de 1773 cc foi equipado com dois turbo-compressores. Tendo potência sido aumentada para 520 cv.
Infelizmente esta versão nunca foi inteiramente desenvolvida com o Lancia, já com os olhos postos no futuro "Grupo C" e nos regulamentos que iriam entrar em vigor em 1982.
Embora já não pontuável para o Campeonato Mundial, o Grupo 5 da Lancia continuou a ser pilotado por pilotos privados com sucesso considerável.
Tendo ficado assim na história do desporto automóvel como um dos Lancia mais competitivos de sempre.

http://www.youtube.com/watch?v=IgmaHRWgKRM

http://www.youtube.com/watch?v=ihOdFhglsbc&feature=related