domingo, 28 de dezembro de 2008

O Toyota Celica LB Turbo, foi projectado e construído pela empresa alemã de componentes auto Schnitzer, este modelo foi basicamente preparado para concorrer directamente contra os carros da Porsche nomeadamente o modelo 935s, que competiam na categoria Grupo 5 do Campeonato Mundial e também na divisão do campeonato nacional alemão conhecido também como o DRM.
Este carro foi baseado no modelo de série do Toyota Celica Gt 2000 berlina bicorpo.
Tal como acontece com todos os carros do Grupo 5, são feitas extensas modificações na carroçaria, assim apenas o capô, tejadilho e portas são originais permanecendo inalterados, a restante carroçaria foi redesenhada e construída em Plástico reforçado (fibra de vidro).
As modificações mais marcantes verificam-se nos guarda-lamas frontais e traseiros, o “nariz” levemente inclinado para a frente do capô e o aileron frontal dão um ar agressivo ao carro onde os faróis duplos e a grelha quadrada não passam despercebidos.
Este Toyota com um peso de 860Kg comparado com o seu modelo de série que pesava mais de uma tonelada, aproveita o bloco da Toyota 18R equipado com 16 válvulas especiais por cilindro feito pela Schnitzer e uma injecção de combustível Kugelfischer e acoplado um turbo compressor KKK este carro debitava uns impressionantes 560 Cv.
O Celica estreia-se na temporada do DRM em Hockenheim no dia30 de julho de 1977, tendo sido patrocinado pela Toyota Germany e Rodenstock.
Pilotado por Harald Ertl, o carro demonstrou um bom desempenho e uma boa performance mas foi forçado a abandonar a corrida de estreia.
O carro patrocinado pela Schnitzer participou em mais duas temporadas em Agosto 1977 em Zolder com mais um abandono, Outubro Nurburgring com um 4 º lugar na geral a trás de, Max e Moritz Kremer em Porsche 935s.
No dia 16 de Outubro, o carro regressou a Zolder para a uma corrida extra campeonato o Troféu ADAC tendo obtido a o lugar mais alto do pódio.
Em 1978, o carro recebe uma nova decoração vermelha e branca, muito provavelmente por divergências com a participação no projecto por parte da marca nipónica.
A equipa manteve o patrocínio da Rodenstock mas contratou um novo piloto, Rolf Stommeln, que tinha sido o campeão de Inverno DRM no ano anterior ao volante de um Porsche 935.
Harald Ertl permaneceu na Schnitzer, mas foi para Divisão 2, onde pilotou o BMW 320.
Os Porsche 935s continuaram a dominar a Divisão 1, tendo os Celica sido confrontados com uma sequência de abandonos, o melhor resultado para o LB foi 8º lugar em Mainz-Finthen em 18 de junho. O Toyota Celica ainda participou na prova de Nurburgring 1000kms WCM disputada em 28 de Maio, conjuntamente pilotados por Stommeln e Ertl. Depois da qualificação na 6ª posição, ao fim de 4 voltas foi novamente a desilusão e o abandono.
Apesar da velocidade do carro e das suas promissoras performances, a história do Celica LB Turbo resume-se ao fracasso de um carro que poderia ter sido um marco no desporto automóvel.

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