sábado, 3 de janeiro de 2009

Ferrari F40



“À pouco mais de um ano atrás, manifestei uma vontade minha aos meus engenheiros, quero construir o melhor carro do Mundo”.
Estas foram as palavras de Enzo Ferrari no verão de 1987, com 89 anos. Ouvindo atentamente cada palavra sua, os engenheiros puseram mãos há obra e assim começou nascer um dos carros mais famosos da casa Ferrari o F40.
O modelo F40, assim apelidado em homenagem ao 40º aniversário da empresa Ferrari, apareceu com um design agressivo que “ gritava “ velocidade, mas dependendo do ângulo de visão, apresentava também umas linhas algo sensuais, o spoiler traseiro de dimensões generosas e o capo afilado davam-lhe um ar bastante desportivo.
O F40 revelava uma grande semelhança com o seu antecessor o Ferrari 288 GTO, tendo muitas sido dito que o F40 era uma evolução do 288.
Tal como o Ferrari 288 GTO, o F40 tinha um chassis tubular de aço, mas diferiam na utilização de materiais compósitos, de fibra de carbono sobre os aros das portas, painéis laterais, anteparas frontais e outras partes do carro.
Foram ainda empregues materiais utilizados na fórmula 1 como é o caso do Nomex, Kevlar, fibra de carbono e tecelagem.
Tal como o 288 GTO, a Ferrari F40 tinha um chassi tubular de aço, mas diferia na sua extensa utilização de materiais compósitos, fibra de carbono sobre o aro das portas. A carroçaria foi feita com materiais compósitos empregados no programa de Fórmula 1 da Ferrari, nomeadamente o Nomex, Kevlar, fibra de carbono e tecelagem.
Um motor twin-turbo de 2936cc V8 foi montado longitudinalmente com uma dupla arvore de cames à cabeça, dois intercoolers e o sistema de gestão electrónica do motor, o F40 debitava 478 Hp.
O interior do F40 as portas não tinham puxadores para abrir, apenas uma argola presa a um cabo de aço que permitia assim abrir as portas, as janelas eram deslizantes e os assentos eram umas profundas baquets feitas em fibra de carbono.
Não havia tapetes sendo apenas o único luxo o sistema de ar condicionado.
“ Queriamos um Ferrari muito rápido e desportivo ao extremo” disseram os responsaveis da Ferrari, acrescentando que os clientes dizem que os Ferrari estão a tornar-se demasiado luxuosos e confortáveis.
Assim o F40 aparece para os mais entusiastas das boas performances e velocidade deixando assim os luxos e requinte para trás.
Foi estimada uma produção de 1000 F40, mas a produção acabou por ser alargada para o número de clientes que fizessem as suas encomendas, assim a Ferrari construi tantos F40 quantos o mercado de encomendas do modelo pudesse suportar, tendo o F40 sido alvo de especulação até finais dos anos 80.
Depois do frenesim sobre os valores do carro terem acalmado, ficou o brilho do fantástico Ferrari F40 que foi desenvolvido e consagrado por verdadeiros entusiastas dos carros de corrida.
A lenda só cresceu após a morte do seu impulsionador, Enzo Ferrari em 1988, tendo sido este fabuloso carro o ultimo a ficar no seu legado.

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