domingo, 11 de janeiro de 2009

Bugatti Chiron



O Bugatti P18 / 3 Chiron foi apresentado pela primeira vez na Alemanha.
O actual dono da Bugatti a
Volkswagen, sob a gestão directa de Ferdinand Piëch já tinha apresentado dois novos protótipos da Bugatti, em 1999, o EB 218 e o EB 118 Coupé, mas este super carro com um motor de 18 cilindros estava destinado a se tornar o sucessor do já lendário EB 110. A produção do novo Bugatti ainda não tinha local para a sua produção pois a fábrica onde iria ser construído ainda não se encontrava pronta, tendo a decisão sido adiada para 1999 a quando da conclusão da fábrica em Molsheim que iria acolher a produção 18/3 ou do luxuoso quatro portas EB218.
Com um motor de 6.3 litros de 18 cilindros com a famosa configuração em “ W ” proveniente do EB 218 e EB118, este novo Chirion coloca 555 cv em todas as rodas, com um comprimento de apenas 4420 mm e uma altura de 1150 mm este carro partilha assim a mesma plataforma do Lamborghini Diablo VT, mantendo a distância entre eixos de de 2650 mm, com umas jantes de 20 polegadas foi utilizado um desenho de oito raios que foi utilizado pelo super carro da Volkswagen o VW W12 .
O motor do Chiron na verdade o motor foi fabricado a partir de uma combinação de três motores de seis cilindros com uma inclinação de 60 graus, com quatro válvulas por cilindro combinada com uma injecção directa que não só produziu 555 cv ás 6.800 rpm, mas também 630 Nm ás 4000 rpm, superando assim o
Lamborghini Diablo VT que tinha 575 CV mas também com 630 Nm.
No que respeita a velocidade máxima o Chiron, chegaria com facilidade aos 300 Km/h, até porque a velocidade máxima prevista estaria na ordem dos 330 Km/h, aproximadamente a mesma velocidade que o
Lamborghini Diablo VT 338 Km/h
É evidente o
VW Design Center em Wolfsburg teve uma forte influência no estilo deste Bugatti, desenhado por Fabrizio Giugiaro, filho de Giorgetto Giugiaro, e Hartmut Warkuss, o conhecido designer da Volkswagen.
A elegante carroçaria foi feita em fibra de carbono e os faróis utilizados são de xénon ( R) uma tecnologia que hoje é aplicada vulgarmente.
Os faróis traseiros foram instalados no topo dos guarda-lamas, onde se destacavam as duas saídas de escape por debaixo do pára-choques que serve de spoiler semelhante ao Lamborghini Diablo.
Na frente duas entradas de ar para o arrefecimento dos potentes travões, o acabamento interior deste Bugatti não tinham nada a ver com os seus antecessores, embora luxuoso mas nada a ver com os Bugatti EB 218 / 118 onde os acabamentos eram equivalentes aos dos Bentley, tendo os interiores do Chirion um aspecto mais desportivo e espartano, onde o Couro e o contraste das aplicações nas portas em alumínio saltam à vista.
Com um bonito Azul ( Blue Pacific) na pintura este Bugatti faz as delicias de qualquer amante da prestigiada marca.
Este Bugatti foi assim “baptizado” como Chiron, em homenagem ao antigo piloto dos anos 20 e 30 da Bugatti
Louis Chiron.





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